Qual a diferença entre Responsivo e Mobile?

Postado por Fernanda Novaes - 09 de Março de 2017

Entenda a diferença entre as tecnologias!

Hoje em dia não se pode mais construir um site sem pensar em sua visualização em dispositivos móveis, visto que tem aumentado significativamente o número de internautas acessando a internet de smartphones, tablets e afins. São possíveis compradores de seus produtos ou serviços, que buscam informações e soluções práticas que estejam ao alcance de suas mãos. Se o site for difícil de navegar ou se as informações estiverem comprimidas na tela do celular, sendo necessário dar zoom e arrastar o texto o tempo todo para ler, certamente esse usuário desistirá do seu conteúdo e procurará uma empresa que lhe proporcione uma experiência melhor ao acessar o site de seu aparelho.

Site responsivo x mobile x convencional

Todo site pode ser acessado de dispositivos móveis, independentemente de ser responsivo, mobile ou convencional. A diferença está na forma como as informações aparecem nesses aparelhos. Um site convencional mantém o seu formato, ainda que o conteúdo não caiba na tela, obrigando o usuário a utilizar o zoom para conseguir visualizar o que deseja. Já um site programado para funcionar em celulares tem o seu conteúdo ajustado a essas telas.

Tanto o site responsivo quanto o mobile utilizam a mesma tecnologia e proporcionam ao usuário uma boa navegabilidade em dispositivos móveis. O que diferencia as duas opções é que o site responsivo é programado para se adaptar a qualquer tamanho de tela e o site mobile é construído separadamente, só para dispositivos móveis (neste caso é mantida a versão convencional para desktop).

Se você quiser fazer o teste para saber se o site é responsivo ou mobile, compare a versão do computador com a do celular e veja se há diferença no layout e nas funções. Se for diferente é porque o site tem versão mobile. Um exemplo é o site do Facebook, que tem uma versão especialmente desenvolvida para dispositivos móveis.

Você também pode testar do computador, reduzindo a tela pela lateral para ver como as informações se comportam. Se os dizeres e as imagens mudarem de lugar, ajustando-se ao tamanho da tela, é porque trata-se de um site responsivo. Mas se o conteúdo permanecer estático, deixando parte do texto escondido, então é um site convencional, que pode ou não ter versão mobile.

Qual é a melhor opção?

Na maioria das vezes o site responsivo é a melhor opção. Entretanto, essa escolha deve estar atrelada ao propósito da empresa. Se o objetivo for tornar o site navegável em computadores e em dispositivos móveis, sem precisar mudar a cara do site na versão móvel, então o responsivo é o ideal. Agora, se você precisar fazer uma versão exclusiva para dispositivos móveis, com botões e layout diferentes, em conformidade com a estratégia da sua empresa, você pode escolher a versão mobile. Lembrando que neste caso você precisará desenvolver dois sites (a versão convencional e a mobile), bem como fazer uma dupla atualização, quando necessário.

Como mudar o meu site convencional?

Se você já tem um site e deseja torná-lo navegável em dispositivos móveis, você pode abrir mão do site antigo e construir um novo, que seja responsivo, ou manter o convencional e desenvolver uma versão mobile. Embora muitas pessoas, nessa situação, pensem em fazer uma versão mobile, pois já têm a convencional pronta, recomendamos a construção do site responsivo, pois, além do custo ser o mesmo que o da construção de uma versão mobile, essa opção lhe proporcionará um menor gasto com manutenção (as atualizações futuras serão feitas em apenas uma versão).

Voltar

Últimos Posts

09 de Março de 2017
Qual a diferença entre Responsivo e Mobile?

Entenda a diferença entre as tecnologias!

Saiba mais...
22 de Fevereiro de 2017
Porque ter um site mobile?

Saiba a importância de que seu site deve ser versão mobile!

Saiba mais...

Comentários recentes

02 de Março de 2017

A Fernanda é muito dedicada e atenciosa. Adorei o trabalho,
indico com toda certeza! - Daniela Amorim

22 de Setembro de 2016

Fiz não só o meu site, mas todo o material gráfico, cumprindo sempre o prazo informado. - Lucas Pacheco

14 de Abril de 2016

Adorei o trabalho e o atendimento, sempre que preciso, me retorna com agilidade e dedicação. - Camila Cruz

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por FN Soluções em web